
Muitos clientes de todo o Brasil nos procuram querendo registrar suas marcas.
É comum eles estarem apreensivos para terem suas marcas registradas e querem saber um pouco mais de mim, afinal, querem conhecer quem é a profissional responsável pelo escritório que estão confiando o registro das suas marcas, o ativo mais importante de qualquer empresa.
E eu fico muito satisfeita quando o cliente tem essa preocupação, porque o registro da marca é um momento que exige muita atenção, carinho e segurança, um descuido aqui pode afetar a imagem do negócio do cliente.
Por isso, faço questão de contar sobre minha história, mas nem sempre sobra tempo para contar o que me levou a me tornar uma profissional no registro de marcas.
Desde 1997 eu trabalho exclusivamente com registro de marcas. No começo era só eu, agora temos uma equipe altamente qualificada e treinada por mim.

Então acredito que é importante você saber da minha origem, porque eu sou apaixonada pela minha profissão e como que com ela, eu posso ajudar as empresas
Como a propriedade intelectual mudou a minha vida
O escritório Rocha Marcas e Patentes
Um começo difícil…
Eu, Rosimeire Rocha, vim de uma família humilde do interior do Paraná. Todos nós trabalhamos desde muito cedo, sempre ajudando um ao outro.
A rotina era pesada, e só tínhamos o suficiente para sobreviver. Lembro de um episódio que fui no cemitério vender flores, junto com meu pai no dia de finados, a concorrência era muita grande, ficávamos esperando as pessoas virem até nós e isso não acontecia na proporção que gostaríamos, e isso foi me agoniando, então decidi bagunçar os cabelos para chamar atenção das pessoas e aborda-las com mais entusiasmo, lembro que voltamos para casa com os bolsos cheios e muito felizes, ali nascia a Rosimeire empreendedora, uma simples atitude de criança marcou minha história.
Anos depois, meu pai passou de garçom a locatário de uma lanchonete na piscina de um tradicional clube de campo aqui da região de Curitiba, ali trabalhava meus pais, eu, e minhas duas irmãs, o negócio foi a fonte de renda da nossa família por muitos anos, motivo de muito orgulho para todos nós.
Eu sempre fui feliz com a minha vida, mas também sempre fui uma sonhadora. Para mim, ficar ali não era o suficiente. Eu queria estudar, crescer, ter melhores oportunidades, desde pequena o meu grande sonho foi poder ajudar pessoas, realmente fazer a diferença neste mundo e dar uma condição de vida melhor para minha família.
Eu nunca deixei as barreiras me desanimarem. Eu nunca soube bem ao certo o motivo, mas eu sentia que nada poderia me impedir de realizar meus sonhos.
A longa caminhada…
O meio corporativo sempre chamou muita minha atenção, foi então que decidi fazer o curso técnico de Secretariado Executivo em conjunto com o ensino médio, era o que cabia dentro da minha realidade, e me possibilitaria ingressar no mundo dos negócios.
Mas, nem tudo sai como o planejado, quando cursava o último ano do curso, cheia de planos para entrar na faculdade e alçar voos mais altos veio a surpresa, e veio com nome e sobrenome, em dezembro de 1989, no auge dos meus 18 anos, nasceu a minha primeira filha, a Bruna.
Lembro das inúmeras dificuldades do período da gravidez, alguns sonhos interrompidos, mas sempre com muita fé que iria superar todas as adversidades para chegar nos meus objetivos.
Lembro de estar numa fase muito difícil e com muitas dificuldades, sendo verdadeiramente testada, eu queria desistir de muitos sonhos, mas sabia que minha filha precisava de mim, foi então que em 1992 recebi a oportunidade de trabalhar em um escritório de marcas e patentes.
Foi então nesse momento que percebi uma nova perspectiva de vida, que poderia investir todas as minhas energias ali, que estava no caminho certo, isso foi fundamental para mim, pois enxerguei o caminho que precisava seguir para conquistar os meus objetivos.
Como a propriedade intelectual mudou a minha vida
Logo que iniciei no escritório comecei a me relacionar com os clientes, oferecer os serviços, realizava cobranças, atendimento como um todo, mas principalmente esclarecer dúvidas sobre o registro de marca, na época, pouco se falava de registro de marcas, patentes e afins, era um assunto desconhecido pela maioria dos empresários.
Para se ter uma ideia, as pessoas pesquisavam por patentes nas já extintas listas telefônicas e nos ligavam interessadas em comprar “patente de banheiro”. Pasmem.
Foi então que percebi uma grande oportunidade, o mercado era pouco explorado, nessa fase, virei noites aprendendo tudo o que eu podia sobre Propriedade Industrial, eu tinha achado um grande propósito, uma forma de realizar meu sonho de ajudar as empresas, estava verdadeiramente feliz e entusiasmada com tudo aquilo que estava acontecendo na minha vida.
A partir daquele momento, eu realmente estava decidida a me tornar a melhor profissional de registro de marcas que eu poderia ser, e desse dia em diante dedico todos os dias da minha vida para cumprir esse objetivo.
Lembro do meu primeiro cliente
Era uma empresa próxima ao meu escritório, bati na porta e ofereci meu serviço, no outro dia recebi o proprietário no meu escritório, que por mais que fosse no fundo da casa dos meus pais, era tudo arrumado com muito carinho para receber meus clientes.
Foi ao mesmo tempo um dia difícil, mas um dos melhores momentos da minha vida quando ele assinou o primeiro contrato, era a certeza de que tudo ia melhorar.
Esse cliente me deu forças para continuar, aos poucos tudo foi ficando melhor.
Me lembro muito bem porque foi um caso muito complicado, a marca dele já era registrada por outra empresa que não fazia mais uso da marca, precisei realizar algumas manobras processuais no INPI para conseguir o direito do meu cliente, e isso foi motivo de muita felicidade, entregar o certificado de registro para aquele cliente foi realmente muito especial, um marco na minha trajetória como empreendedora.
De lá pra cá já foram inúmeros casos de alta complexidade, mas em todos buscamos exaustivamente o direito dos nossos clientes, o que nos orgulha muito.
O escritório Rocha Marcas e Patentes
Como nasceu o meu sonho…
O ano era 1997, eu estava insatisfeita no escritório que comecei e havia me tornada sócia, sentia que precisa alçar voos maiores.
Foi então que, sozinha, decidir fundar a Rocha Marcas e Patentes, nosso foco sempre foi proteger a marca das empresas.
Hoje a sede do nosso escritório está realizada em Curitiba, e neste ano de 2021 expandimos nosso conhecimento para todo o Brasil e exterior, através de atendimento online, isso possibilitou que nossa experiência alcance mais pessoas.
Desde o início entendi que o registro de marca é um direito que não pode passar desapercebido pelos empreendedores, por isso sempre quero saber da história de cada cliente.
Ao longo dos meus quase 30 anos de experiência, já vi inúmeros empreendedores trocarem de marca por não terem registrado, isso é devastador para os negócios, e geralmente acontece por desinformação, e entendo que essa é minha missão, levar informação de qualidade para todos aqueles que precisam registrar suas marcas.
Eu sei que toda vez que estou protocolando um pedido, analisando um prazo, fazendo uma busca de viabilidade, eu estou lidando com uma história de muita luta de algum empresário, e isso me motiva a cada vez entregar o meu melhor.
Acredito que foi por realmente me preocupar com os meus clientes que tudo começou a ficar cada vez melhor, e as coisas aconteceram na minha vida.
Em todos esses 24 anos com o escritório de marcas e patentes eu fui formando uma equipe que pensasse da mesma forma que eu. Uma equipe que entendesse que a propriedade industrial, o registro de marcas, pode mudar a trajetória de uma empresa.
O profissional de registro de marcas, têm o dever de buscar o direito do cliente da melhor forma, sempre passando a informação correta, sem meias verdades.
E para a minha alegria como mãe e esposa, hoje minha filha Bruna, que se tornou advogada especialista em propriedade industrial, assim como meu esposo Wagner trabalham comigo aqui no escritório Rocha Marcas e Patentes.
Mas vi que estava errada, e o convidei para me ajudar nessa missão, com a equipe que temos hoje, temos condições de atender clientes de todo o país, com a mesma garra e entusiasmo de quando comecei lá em 1997, além da excelência adquirida com quase 30 anos de experiência.
É isso que me motiva a ser uma pessoa melhor todos os dias, ver os meus clientes satisfeitos é minha maior alegria.
Saber que comecei no zero e hoje tenho milhares de clientes espalhados pelo país é motivo de muito orgulho.
O que eu quero que você saiba é que muitas vezes você pode registrar sua marca, somente seguindo as dicas que dou aqui nesse Blog, eu não quero que você perca o maior ativo da sua empresa por desinformação, essa é minha missão.
Então para acabar, queria muito dizer que amo a Propriedade Industrial, me sinto realizada em ser profissional de registro de marcas, é muito gratificante saber que mesmo vindo de uma origem muito humilde eu consegui realizar os meus sonhos e ajudar muitas empresas.
“O homem é do tamanho do seu sonho”. Fernando Pessoa
E você já pensou em receber conteúdos exclusivos e especializados sobre o mundo das marcas? Pois é assinando a Newsletter da Rocha você tem todas as novidades no conforto do seu e-mail.
Receba Novidades ExclusivasEntre na nossa lista e junte-se a mais de 37.000 pessoas

Rosimeire R. Rocha Felice
Fundadora da Rocha Marcas e Patentes. Veio de uma origem humilde e tem 29 anos de experiência no registro de marcas. Já ajudou milhares de empresas a registrarem suas marcas.